<<< NO RULES... GREAT SURF >>>

..::: O limite extremo da sensatez é o que o público baptiza de loucura :::... Cocteau, Jean

segunda-feira, julho 02, 2007


Somos livres quando analisamos. Somos sensíveis quando compreendemos. Somos nobres quando não julgamos. Somos sábios quando não condenamos.

Mensagem mais exata, impossível. Efetivamente, somos livres quando analisamos, pois temos todo o direito de analisar uma situação, ou mesmo atitudes de nossos semelhantes, procurar uma maneira de as entender. Desde que nos limitemos à análise em si.

Algo que, em síntese, possa explicar o porque de determinadas atitudes de alguém, ou de determinadas situações criadas por outras pessoas. Desde que nos limitemos a analisar, para tentar entender, e possivelmente tentar explicar, mas nunca para julgar.
Efetivamente, temos que ter uma certa sensibilidade para compreender certas atitudes de nossos semelhantes. Uma das melhores maneiras para analisar e entender, será a de se colocar no lugar da pessoa em questão, e tentar definir como agiríamos na situação inversa.
Isso nos possibilitará um melhor entendimento, minimizando alguns constrangimentos, ao mesmo tempo em que poderemos saber o porque de certas atitudes aparentemente incoerentes e ilógicas.

Há que se colocar no outro lado do espelho. Facilita a compreensão. Acho eu!!!!
Quanto a julgamentos... Quem somos nós para julgar alguém? Os próprios Juizes, praticamente não julgam, já que apenas comunicam o que decidiram os jurados.

Que dizer então de nós, sempre falíveis, nos avocarmos o direito de julgar alguém...

Poderemos quando muito, analisar suas atitudes, e tentar entendê-las, ou não...

Depois então, decidir que atitude poderemos tomar com respeito ao que houve.
Mas jamais poderemos querer julgar as pessoas por determinados atos que tenha praticado. Nunca poderemos nos esquecer de que toda e qualquer ação, tem alguma explicação. Procuremos analisar as causas que determinaram o acontecido. Sempre é interessante procurarmos nos colocar do outro lado, para tentar entender melhor o que houve.

E isso só nos torna mais fortes
Se julgar já será perigoso, que dirá então condenar alguém apenas por algo acontecido por mais ofensivo que seja. Vamos nos colocar do outro lado e depois sim, poderemos, não digo julgar ou condenar, mas sim chegar à conclusão de que determinadas atitudes foram ou não ...

Segundo nosso ponto de vista.

Claro que existem casos tão absurdos, que será impossível sequer tentar imaginar-nos no lugar dos autores, pois para certas atrocidades, é preciso ter uma mente doentia demais para praticá-las. Nesses casos, deveremos mesmo confiar na justiça dos homens, Procurando observar o posicionamento, chegamos à sábia conclusão de que é por demais importante saber usar sempre de muita ponderação e bom senso.
Principalmente quando alguém nos ofende ou magoa. Antes de nos apressarmos em julgar e tomar certas atitudes precipitadas, deveremos sempre parar um instante para pensar e analisar como agiríamos em situação parelha, e depois, quais circunstâncias geraram o fato em questão.
Nossa capacidade de julgamento sempre será prejudicada por nossas emoções, portanto, vamos procurar sempre analisar melhor certas situações, antes de as julgarmos e condenar as pessoas envolvidas direta ou indiretamente naquilo que aconteceu.



1 Comments:

At 11:25 da manhã WET, Blogger TREM DE MINAS said...

Acho q deverias colocar o nome do autor do texto. Eu o conheço e é meu amigo. Marcial Salaverry. Espero q de os devidos creditos ao autor.

 

Enviar um comentário

<< Home

Biafine 
WDE
Biafine WDE
online